[Especial] Dia do Trabalho



No último dia 08 de março postei um especial sobre o Dia da Mulher e neste 1º de maio, Dia do Trabalho, é a vez dos trabalhadores terem um espaço aqui no blog. Antes de tudo vamos viajar brevemente pela história.
Em 1º de maio de 1886 na cidade de Chicago (Estados Unidos) milhares de trabalhadores fizeram manifestações por melhores condições de trabalho, no mesmo dia uma grande greve geral tomou conta do país. Dois dias depois um conflito entre policiais e manifestantes ocasionou a morte de alguns trabalhadores, gerando a revolta de outras e o agravamento da situação. Foram dias que marcaram a luta dos trabalhadores por condições mais favoráveis de trabalho e em homenagem aos muitos envolvidos nessa batalha a Segunda Internacional Socialista, que aconteceu em Paris no dia 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que começou a ser comemorado em 1º de maio de cada ano.
Amanhã será um dia para comemorações? Sim, temos muitas conquistas a agradecer. Mas também será um dia para reflexões, para vermos que há muito que ser conquistado, há muito o que ser defendido.
Infelizmente, nesses últimos dias, temos recebido notícias de ataques aos direitos trabalhistas aqui no Brasil que foram conquistados a partir de muita garra, muita persistência, de muita luta e até mesmo tendo a vida como preço. É hora de lutarmos em defesa ao que foi conquistado tendo o sofrimento como fundo dessa história, é hora de alçarmos nossa voz em nossa própria intercessão. É hora de arregaçarmos as mangas e dizermos não aos possíveis ataques que virão.
Infelizmente o trabalhador não é tão valorizado como deveria ser, antes é tratado como um simples número, que se não estiver mais servindo para aquela colocação é simplesmente descartado e substituído, como se em nada tivesse acrescentado. É por essa e por outras razões que o dia não deve se resumir em comemorações, ele também pede por reflexões. Vivemos aquilo que queremos? Estamos satisfeitos com aquilo que temos? É das mãos do trabalhador que sai o fruto da terra, sem ele uma multinacional não passaria de um simples prédio, é hora da valorização!
Mudando um pouco o lado radical da coisa, quero prestar uma singela, porém sincera, homenagem a todos aqueles e aquelas que saem ainda que de madrugada para trazerem o sustento aos filhos; aqueles e aquelas que não se incomodam com o frio congelante ou com o calor escaldante e vão à luta, ganhar a vida; aqueles e aquelas que muitas das vezes engolem desaforos, humilhações, para que no final do dia possam deitar a cabeça no travesseiro tranquilos, sabendo que conquistaram tudo o que têm com dignidade; aqueles e aquelas que são honestos, que não agem de má fé, que não colocam a mão onde não devem, que trabalham com honestidade.

Seja qual for a sua posição quero lhe desejar um ótimo dia e dizer que muitos o admiram por ser um trabalhador ou uma trabalhadora que em tantas situações não se intimida com os muitos motivos para desanimar, antes procura força onde talvez nem exista. Aproveite seu feriado!

Um forte abraço,
E até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Amar é mudar a alma de casa"

Aflições na Alma

A Brevidade da Vida