[Opinião] Envelhecer é Adquirir Sabedoria


Infelizmente a sociedade atual em sua grande maioria vê o idoso como um alguém que não serve mais, que já “passou da data de validade”, que está ultrapassado em seu tempo, que não tem mais o que agregar. Um enorme preconceito absurdo que abre portas para o desrespeito, para a desvalorização e os torna cada vez mais vítimas da violência seja na rua ou mesmo dentro de casa, lastimável.
Dentre os tantos tipos de violência a psicológica merece uma atenção especial, muitos idosos sofrem uma pressão desse tipo, são agredidos verbalmente o que não causa feridas no corpo, mas gera traumas na mente do afligido. Ele passa a se sentir incapaz, humilhado por não poder ser diferente, por já ter chego na idade das limitações, e começa a se isolar cada vez mais, a se esconder do mundo, a se esconder de sua própria vergonha como se ele fosse mesmo uma vergonha. Resultado dessa violência covarde? Morte por depressão.
Só em 2015 foram 62.563 denúncias de violência contra o idoso para o disque 100. Entre as tantas reclamações a violência física e a omissão de cuidados especiais pelos familiares. Dá para acreditar que aquele que ou aquela que construiu uma família debaixo de muito suor, até mesmo lágrimas, a cercou de cuidados e amor, afeto e carinho, quando chega na terceira idade é tratado como uma nada? É feito de piada? É humilhado por aqueles que um dia cuidou? Infelizmente essa é a realidade de milhares de idosos do nosso país, já que os números que chegam ao disque 100 são apenas a ponta do iceberg, muitos omitem a reclamação por sentirem medo ou vergonha.

A brutalidade do mundo é assustadora, no entanto ainda existem pessoas de bem. Em janeiro desse ano o ator americano Chris Salvatore ganhou destaque na imprensa internacional ao adotar uma idosa de 89 anos que sofria de leucemia, um verdadeiro exemplo do que é ser humano, a prova de que o mundo ainda tem jeito. Ame o seu velho, dê carinho a quem um dia lhe pegou no colo, atenção a quem um dia escutou seu choro, porque envelhecer não é estar ultrapassado, é adquirir sabedoria!

O assunto é ainda bastante amplo, voltaremos a falar sobre isso aqui no blog!
Faça parte você também contra a desvalorização do idoso, que deveria ser visto como pilar da sociedade. Dê o primeiro passo, compartilhe esse post!

Referências da pesquisa:
Violência contra idoso começa em casa
Acessado em 25 de março de 2017.

Ator americano ‘adota’ vizinha idosa com câncer que vivia sozinha

Acessado em 25 de março de 2017.

E no próximo dia 1º de maio não perca a estreia de Sombras do Passado

Renata Button é uma estilista de renome internacional, suas peças sofisticadas encantam o mundo todo, e pensando em avançar os negócios inaugura sua empresa também no Brasil, mas esse não é o principal motivo.
Renata precisou fugir para longe se quisesse continuar viva, culpa de Verônica e, durante todos os anos que se seguiram, arquitetou planos de vingança contra a própria tia.
Até onde Renata seria capaz de ir em nome da morte dos pais?

É a nova WebSérie do Coisas da Vida!

Siga-me no Instagram: amilton.jnior
Siga o blog.
Um forte abraço,
E até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Amar é mudar a alma de casa"

Aflições na Alma

A Brevidade da Vida