"Amar é mudar a alma de casa"



Estava mergulhando pela Antologia Poética de Mário Quintana quando me deparei com a poesia Carreto, composta por apenas um verso, mas rico de sabedoria:

“Amar é mudar a alma de casa”

Fiquei pensando: o que o autor quis dizer com tão poucas palavras? O que uma poesia tão minúscula pode passar? Minúsculo na minha presa ignorante por desejar que tudo faça um lógico e breve sentido. Pensei mais um pouco, analisei um tanto, reli mais uma vez:

“Amar é mudar a alma de casa”

Quanta sabedoria tão rápidas palavras podem nos ofertar! A expressão é curta, porém o pensamento é extenso.

Amar, segundo o dicionário, quer dizer ter amor, querer bem a alguém, desejar, estar enamorado. Enamorar quer dizer enlevar, encantar, apaixonar, deixar-se possuir de amor. Apenas a primeira palavra do verso quer dizer tudo isso, expressa o mais nobre sentimento do ser humano, o sentimento que inspira poetas, que transforma corações... definido como amor.

Mudar a alma de casa seria mudá-la de corpo? Em uma rápida reflexão poderíamos concluir que sim, mas não, não se resume a isso e nem é simples deslocamento geográfico, é mais do que isso. Olhe para você nesse momento, encare-se com os tantos defeitos, com os diversos costumes, com as insistentes manias, o que vê? Agora encare outra pessoa (invente-a ou pense naquela que você tanto ama), quais são os defeitos dela? Suas manias? Seus costumes? Eu tenho certeza de que entre você e ela existam divergências, porém vocês se amam, se desejam, querem viver juntos, dividir os mesmos sonhos, compartilhar os segredos e anseios, mesmo que as diferenças entre vocês sejam acentuadas.

“Amar é mudar a alma de casa”

Vocês vão ficar juntos. Agora precisam compreender as diferenças, aceitar as divergências. Um quer se adequar ao outro, um quer entender os motivos do outro, um quer completar o outro. Sabe por quê? Porque...

“Amar é mudar a alma de casa”


E para você? Qual seria sua definição?

Comentários

  1. Amei o post. De primeira não entendi muito bem a frase, mas agora sim entendo, e minha difinição também seria essa.
    Beijos.
    http://noitecer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que frase maravilhosa! Acho que define o sucesso dos relacionamentos. Amar é se colocar no lugar do outro por diversas vezes.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Realmente se colocar no lugar do outro e o segredo para se manter relacionamentos ❤
    Amei a frase

    ResponderExcluir
  4. Acho que significa ser adaptar aos defeitos dos outros e as nossas próprias dificuldades, nos amar e amar alguém é sair da zona de conforto e aprender a viver em "outras casas".

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Post lindo! Para mim, amor é sinônimo empatia, o poder que temos em nos colocar no lugar de outra pessoa e sentir o que ela sente sem ter vivido a mesma experiência , então, concordo plenamente com o micro poema.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão. Não amamos se somos apáticos! 😊

      Excluir
  6. Olha só que interessante, ontem, eu tive a oportunidade de ler a seguinte frase: "O amor é o único sentimento que cresce à medida que se reparte", e eu tenho ouvido muito falar sobre isso. Eu sou cristã, e a maior expressão do cristianismo é essa, AMAR. Amar a Deus, e amar o próximo como a nós mesmos. O amor é um sentimento tão forte, tão puro, tão essencial... vai além de tudo que possamos imaginar. Sabe, eu fiquei encantada com a sua postagem, e surpreendida com o fato de que tudo que eu vejo, leio, me informo "está conversando" sabe? Como uma grande mensagem para mim :) e, eu concordo, amar é você compreender o próximo como você se compreende. Você o ama como a ti mesmo! Concordo plenamente! Você ama quando você se coloca no lugar do outro :) amei!

    Um forte abraço, e parabéns pela reflexão, eu amei mesmo sua postagem!
    senhoritadeise.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como boa cristã que mostra ser deve conhecer bem a filosofia do amor.
      Curioso não? Mas a vida é assim mesmo, cheia de coincidências e grandes surpresas! 😊

      Excluir
  7. Amei teu post e tua reflexão com a frase ♥ Eu adoro essa citação e acho que ela diz muito sobre o amor, mesmo que sejam poucas palavras. Amar é mais do que mudar o coração é lugar. É ter empatia e se colocar por completo na alma do outro. É sentir cada sensação, cada insegurança e insensatez. Quando deixamos de lado o egoísmo e o sentimento de "mas eu...", aprendemos o verdadeiro significado do amor.

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei a reflexão, também não visto dessa forma no início.
    Gostei mesmo, de verdade <3
    Beijos !
    www.bybruni.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que frase bonita essa: “Amar é mudar a alma de casa”. Realmente ela nos traz uma reflexão e você desenvolveu muito bem a sua a partir deste simples e tão repleta de significado frase. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  10. Nossa que reflexão maravilhosa, realmente amar é morar no outro. É aceitar as suas e as imperfeições do outro e ainda assim achar lar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando amamos, aprendemos a conhecer o outro. Abraços 😊

      Excluir
  11. nossa, é incrivel como uma simples frase (ou poesia curta) pode nos levar a um pensamento tão vasto e nos colocar no lugar do proximo.
    muito legal!
    amei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me espanto pelas tantas interpretações que podemos descrever! 😊

      Excluir
  12. Que texto maravilhoso. Sua reflexão sobre a frase nos faz pensar de uma forma diferente após ler o contexto.

    ResponderExcluir
  13. Oi ! Nossa isso definiu em uma frase oque realmente é essa coisa complicada de amor, e eu concordo, amar é se renovar , é deixar alguém te completar ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amor só funciona com reciprocidade! Abraços 😊

      Excluir
  14. Já tinha lido essa frase, mas não sabia que era dele. Amar é querer ver o outro feliz independente de qualquer coisa. Gostei da reflexão do post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Que reflexão mais linda! O amor é um assunto que rende diversas discussões, ainda mais quando se trata de relacionamentos homem-mulher. Acredito que amar outra pessoa é algo simplesmente incrível, aprender tudo sobre ela, saber os gostos, os defeitos, as qualidades, saber compreender, oferecer nosso ombro amigo... Realmente amar é mudar a alma de casa. E isso preenche nossos dias. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  16. Eu achei muito interessante você trazer essa reflexão sobre o seu entendimento do verso. E, por mais que eu concorde com o seu ponto de vista, interpretei de uma outra forma. Vi mais por um sentido de que, quando você ama alguém, um pouco da sua alma fica com aquela pessoa, sabe?
    Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo seu pensamento, é como se pegássemos os trejeitos um do outro. Abraços 😊

      Excluir
  17. Amar, muda nossa alma,sim! Ela amadurece, fortalece e até muda de lugar... A velha história de 'leva um pouco de mim, trago um pouco de você'.
    Percebi isso quando casei e a minha evolução como pessoa desde então... A minha alma mudou de lugar e aprendeu a adaptar-se a esse lugar, com o bom e o mau, na alegria e na tristeza.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sinta-se livre para comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

Aflições na Alma

A Brevidade da Vida