Etnocentrismo



Assunto bastante presente em debates mundo a fora o etnocentrismo já foi a causa de muitas atrocidades, por exemplo, o genocídio que vitimou milhões de judeus em nome da ideologia nazista. Mas antes de entendermos o conceito desse tema, precisamos saber algumas outras definições.

®     O que é cultura?
Cultura é o conjunto de questões que identificam determinado povo. Podem ser questões religiosas, teatrais e até musicais, tudo aquilo que faz o povo dizer “essas coisas me fazem melhores”, é cultura.
E não, não existe cultura má, todas são boas, o que existe são fatores que julgamos serem os que nos farão alguém melhor no mundo e cada um tem livre acesso a esse julgamento.

®     O que é etnia?
As etnias são as diferenciações da raça humana que foram se organizando com o tempo, portanto não temos a raça branca ou amarela, temos a etnia tal.

®     Já conseguiu entender o que é o etnocentrismo?
Quando determinada cultura (ou etnia) se julga superior às demais e proclama que todo o resto deve se moldar a ela, aí temos o etnocentrismo, um preconceito por conta da diversidade, o diferente visto como anormal.

Infelizmente, ao longo da história, o homem conviveu com esse problema, guerras aconteceram, conflitos eclodiram e barbaridades retrataram uma paisagem medonha do mundo. Esse desejo fútil por estar acima dos demais e controlá-los a seu bel-prazer jamais poderá ser aceito e jamais será algum benefício para a nossa civilização. Cada cultura, cada etnia, tem algo a declarar no discurso do amor e da paz. Devemos conhecer as diferenças, entender cada ponto de vista e compreender que a beleza do mundo está na diversidade.

Salve o blog nos favoritos do seu navegador e acompanhe, praticamente todos os dias, às 19h30 da noite, uma postagem nova por aqui.
Um forte abraço,
E até mais!

Comentários

  1. Muito bom este post, parabéns pela a aula de mundo que você deu.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estudei um pouco disse na faculdade, é uma coisa interessante de se estudar e entender por ser um fenômeno tão comum, infelizmente. :/

    http://www.sextadimensao.com/

    ResponderExcluir
  3. É uma prática tão comum, que é necessário exercício para ser mais empático. :/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito interessante seu post. Esse fenômeno é tão prejudicial para nós, como sociedade :/
    precisamos mesmo de mais empatia.

    http://blogafinando.com.br

    ResponderExcluir
  5. MUITO legal seu post e interessante . Vou salvar seu blog nos favoritos
    acho válido essa ideia de post com hora marcadinha ♥

    ResponderExcluir
  6. adorei o post, muito bem explicadinho! parabéns

    ResponderExcluir
  7. Que post legal, precisamos de mais textos assim... quem sabe o povo que ainda pensa que é superior por questão de raça acorde...
    Bjks!

    ResponderExcluir
  8. O pior é que em pleno 2017 ainda temos sérios problemas por causa disso, eu juro que não consigo entender como uma etnia, raça, pessoa consegue se achar superior aos outros a ponto de entrar em guerra! Por mais que eu estude isso não entra na minha mente :(

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente nos ainda passamos por isso, eu fico impressionada como estamos no século XXI e estamos tao atrasados :/

    ResponderExcluir
  10. Estudei isso na escola e achei bem interessante, ótimo seu post!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Aceitar outras culturas é algo que falta nos dias de hoje. Falta empatia, aceitação, compreensão... A maioria das pessoas acredita que somente seu jeito de pensar é o correto, somente sua cultura é a melhor. Precisamos compreender que as pessoas podem sim ter amizade e se darem bem mesmo pensando ou sendo diferentes. Ótima reflexão. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante do seu post, ele aprofunda bem o assunto esclarecendo bem as dúvidas assim como as minhas, bjs.

    ResponderExcluir
  13. Que post maravilhoso! Eu amo estudar esses assuntos *-* seu post me remeteu às minhas antigas aulas de sociologia.

    Já havia ouvido esse termo, mas meio por alto. Adorei saber mais sobre ele, e concordo totalmente com tudo o que foi dito: ninguém é superior a ninguém!

    ResponderExcluir
  14. Estudar etnocentrismo é demais! Amei o texto, sucesso ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sinta-se livre para comentar!

Siga o blog pelo Instagram:

Postagens mais visitadas deste blog

"Amar é mudar a alma de casa"

A Brevidade da Vida

Aflições na Alma

Flores aos mortos

[Conto] Eternizados Pelo Amor