Você é cidadão?



O que é cidadania? Muitos diriam que é fazer parte da sociedade, obedecer aos deveres e exercer os direitos. A resposta não está completamente errada, mas poderia ser mais bem concluída. Cidadania também é conhecer o próprio passado, para que assim se entenda o presente e, finalmente, se possa intervir no futuro. O cidadão participa da sociedade, interfere nas decisões de sua comunidade e colabora para o avanço dela.

Para sermos cidadãos não nos basta uma certidão de nascimento, aquilo é apenas um documento que prova nossa existência. Para sermos cidadãos não nos basta um número de RG, como dito, aquilo é apenas um número que nos identifica dentre os milhões de outros. Para sermos cidadãos devemos ser críticos, questionar nossa política, entender a nossa sociedade e refletirmos sobre o que podemos fazer para colaborar em sua melhora. Para sermos cidadãos devemos, sobretudo, entender o nosso ambiente e focarmos em não sermos mais um que apenas ocupa lugar no espaço.


Infelizmente muitos se acomodam, cruzam os braços e deixam o barco ser levado pela maré. Você conhece a nossa constituição? Já teve acesso às leis que regem o nosso país? Faz ideia de como funciona o nosso parlamento? Sabe como é o trabalho das diferentes designações políticas lá no Congresso? Facilitando o pensamento, sabe quais são os projetos que estão se encaminhando na Câmara Municipal da sua cidade? Conhece a equipe do seu prefeito, daquele que você elegeu? Ser cidadão não é apenas apertar poucos dígitos e pressionar o verde, ouvir o barulhinho e sair feliz por ter cumprido com o seu dever. Ser cidadão é ter consciência em cada atitude e estudar a sociedade na qual se está inserido.


Não deixe de visitar o @amilton.jnior
Obrigado pela companhia,
E até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Amar é mudar a alma de casa"

Aflições na Alma

A Brevidade da Vida